12 de setembro de 2009

Exposição - "Matisse Hoje" no Brasil

Henri Matisse - Interior with a Violin Case
Nice, winter, 1918-19 (óleo sobre tela)
The Museum of Modern Art



A Pinacoteca do Estado de São Paulo, apresenta a primeira exposição individual do grande pintor, desenhista e escultor fracês Henri-Émile-Benoît Matisse (1869-1954), um dos mais importantes artistas do século XX. A exposição reúne cerca de 80 obras do grande artista, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotos, documentos e livros ilustrados, vindos de coleções públicas e privadas do Brasil e da França.

A exposição, inaugurada no dia 05/09, estará em cartaz até o dia 02 de novembro de 2009, e faz parte das comemorações do ano da França no Brasil.

Integram também à mostra, obras de cinco artistas, representantes da arte contemporânea francesa, que dialogam com o universo criativo de Matisse e utilizam as suas técnicas, como Cécile Bart, Christophe Cuzin, Fréderique Lucien, Pierre Mabile e Phillipe Richard.

Imagens realizadas por importantes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Man Ray, retratando Matisse no cotidiano e no ateliê, também é um dos destaques da exposição.

Sem dúvida, esta é uma grande oportunidade de conhecer o trabalho deste grandioso artista e poder acompanhar a evolução do seu processo criativo.

Um pouco sobre o artista: A arte serena de Henri Matisse; Pensamento e Obras - Henri Matisse


Nenhum comentário: