10 de setembro de 2009

A arte de colecionar...

A arte de Colecionar envolve elementos humanos, como a capacidade de guardar, de organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais, exigindo, na prática, conhecimentos e habilidades.

O hábito de colecionar vem de juntar, agregar à coleção, normalmente por familiares, amigos, conhecidos e pela mais milenar forma de comércio – a troca – que congrega e impulsiona os mais variados tipos de coleções, através da amizade e troca, principalmente de experiências.

O Colecionador pode ser um indivíduo ou uma instituição que faz coleção dos mais variados objetos. Assim como a biblioteca é uma colecionadora de livros, o museu é um dos mais famosos colecionadores de objetos, que pode ser desde uma sala até uma enorme construção.

Desde o início, o colecionismo ligou-se à idéia de posse que, por sua vez, gerou o conceito de propriedade. Possuir objetos tornou-se manifestação de poder. Assim, a coleção foi ultrapassando sua funcionalidade e tornando mais evidente seu lado simbólico.

Não se sabe o período certo de quando o ser humano começou a colecionar objetos. A teoria mais aceita é que tenha começado com objetos que os homens pré-históricos poderiam utilizar mais tarde.

A prática de colecionar dura um certo tempo na existência do colecionador, muitas vezes anos, outras por toda a vida, tornando-se, além de um hábito, um costume, uma característica ou uma particularidade no indivíduo, cuja prática resulta em aprendizado, crescimento e conquistas.

Imagem: prato de cerâmica da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Obs.: Muitos colecionadores viajam pelo país em busca do objeto de desejo e trocam modelos dos Pratos da Boa Lembrança, através do Clube do Colecionador.

Veja mais: www.boalembranca.com.br


Leia mais sobre o colecionismo:

www.girafamania.com.br/introducao/colecao.html
http://escritoriodolivro.com.br/historias/colecionismo.html


Nenhum comentário: