12 de junho de 2009

Fontes em cerâmica: artísticas e energéticas

Fonte com base em cerâmica de alta temperatura
da artista plástica Vanessa Branco

Fonte Bali – cerâmica de alta temperatura - Bia Ferreira da Rosa
www.biaceramica.com.br




Vaso de cerâmica de alta temperatura - Ateliê de Paula Almeida
www.paulaalmeida.com.br




Existem diversas possibilidades de se aproveitar as bênçãos que são trazidas pela água na ambientação de sua morada. Uma delas é o uso de fontes.

Fontes são, ao mesmo tempo, energéticas e artísticas. Elas trazem beleza e boas vibrações para os ambientes, tornando-os mais tranquilos e convidativos.

Os atributos associados às fontes não surgiram do dia para a noite. A relação entre água e recipientes que facilitam seu uso já tem milhares de anos.

Como era de se supor, essa prática de "domesticação" da água surgiu com os chineses – que sempre buscaram a harmonia através dos elementos da natureza – e ganhou adeptos ao redor do mundo.

Não há restrição quanto ao posicionamento das fontes em casa. Seja onde for, elas ajudam o Chi (energia essencial) a circular livremente. De acordo com os ensinamentos do Feng Shui (*), o melhor local para se colocar uma fonte é na área do trabalho ou prosperidade do Baguá (**), pois de acordo com as milenares lições do paisagismo chinês, são um meio de acolher bênçãos, atrair prosperidade, além de renovar a energia Chi (positiva).

Dos cinco elementos do Feng Shui, a água – que tem polaridade feminina (yin) – é o que melhor representa e incentiva o equilíbrio emocional. De acordo com a sabedoria chinesa, se houver um equilíbrio com os demais elementos (terra, fogo, metal e madeira), certamente você e seu lar estarão cercados de boas vibrações.

As fontes dão movimento à água e estabelecem uma fina sintonia com o bem estar de qualquer ambiente, renovando, diariamente, as melhores vibrações. O som suave e o constante movimento do líquido faz com que as energias circulem pela casa e se tenha a sensação de relaxamento.

A simples observação desse líquido vital leva ao aprofundamento do raciocínio. Tem também a capacidade de ativar o poder de concentração e amenizar dificuldades de comunicação entre as pessoas traz, enfim, calmaria aos ambientes e paz interior. Também aumenta a sensibilidade e purifica as emoções.

Uma vez em movimento – como nas fontes – atrai saúde, prosperidade, felicidade aos relacionamentos e abundância em tudo o que estiver estagnado.

As fontes em cerâmica, material que remete ao elemento terra, simboliza estabilidade, praticidade e segurança.

A integração entre o homem e natureza, ganha maior visibilidade e poder, pois trata-se da união equilibrada entre a terra (argila) e o homem (uma vez que a argila foi transformada pela mão humana).

Para estar bem consigo mesma, é fundamental viver em um ambiente agradável e harmônico, e a água é algo essencial para se conquistar esse equilíbrio.


Fonte: Revista Bom Astral – Lúmini Editora
Imagens:
casa.com.br


(*) Feng Shui – técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a circulação da energia Chi nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui "Água", que são formas de energia em constante movimento.

(**) Baguá - instrumento utilizado para por o Feng Shui em prática. Ele é uma bússola octogonal no qual cada lado ou "guá" representa os principais aspectos ou energias de nossa vida - trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, espiritualidade e saúde (no centro). Esses aspectos são chamados de setores ou áreas e cada um é regido por um elemento (terra, água, fogo, metal ou madeira), além de ter suas cores e flores específicas.


Nenhum comentário: