25 de março de 2009

Bonecas em Cerâmica - Cecília Menezes

Bonecas em cerâmica de Cecília Menezes



Cecília Menezes – é pintora e escultora, nascida em Jequié, na Bahia, em 1950. Cursou cerâmica com Udo Knoff, Lícia Bastos e Solange Gusmão e arte com Alejandro Kantemiroff. Fez amadurecimento artístico com Pama Loiola e curso profissionalizante com Viga Gordilho.

Desde cedo, carregava dentro de si a vontade de se dedicar à arte, porém somente aos 40 anos ela decidiu realizar o seu sonho, começando como hobby.

Hoje, o trabalho dela já representa o Brasil em um dos mais importantes museus do mundo, o Museu Guggenhein, em Nova York.

Inicialmente, sua produção era voltada para figuras de santos, luminárias e demais objetos decorativos, mas foi com as bonecas moldadas em cerâmica que ela se destacou.

Suas bonecas retratam personagens como africanas, baianas, mulatas, lavadeiras, madames, camponesas, noivas, vestidas de chita, retratos.

A artista plástica consegue retratar através de suas esculturas, a textura de cada tecido e detalhe ao qual faz referência, como a própria chita, a renda, o bordado e o crochê entre outras aplicações típicas das roupas femininas. Os recortes e as cores (em tons pastel e de terra) do vestuário impressionam. Nenhuma peça é igual à outra.

As bonecas de Cecília, já são exportadas para os Estados Unidos, Europa e Japão. Sem dúvida, um trabalho em cerâmica encantador, pela graciosidade das suas formas e pela precisão dos detalhes.



“A vontade de criar era tão ardente em mim

que me apaixonei pela cerâmica e não parei mais”


Cecília Menezes




Um pouco do seu trabalho com bonecas...





Outros trabalhos em cerâmica...


Saiba mais sobre a vida e obras da grande
artista brasileira, através do seu site:

www.ceciliamenezes.com.br

4 comentários:

Solange Belém disse...

Maravilhas que encantam os amantes da cerâmica. Belíssimo trabalho, admirável criatividade.
Abraços

Sol

Anônimo disse...

Olá Ivete, bom dia. Meu nome é Marcos.
Estive visitando o seu site e gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho.
Chegei até o seu site pois estou à procura de um curso em dvd onde eu possa aprender a técnica usada na elaboração das peças em cerâmica branca, como as vistas no site http://www.artesanatositamarati.com.br/site/produtos.asp?produto=518
Sou leigo, mas acredito que para esse produto foi utilizada argila líquida em fôrma, o que permite cópias em série.
Acretido que seja algo semelhante ao trabalho da Cecília Menezes.
Também gostaria de aprender a aplicar a vitrificação das mesmas peças, ainda que seja usando um forno específico.
Já procurei em vários site na net como criar um simples molde para esse tipo de peça, aquele oco, que tem um efeito de "casca de ovo" mas não encontrei nada significativo.
Gostaria de saber se você conhece algum vídeo-curso ou livro dessas técnicas para me indicar. Tenho interesse nesse tipo de material. Qualquer informação seria proveitosa. Meu email é marcos_comercial@yahoo.com.br
Muito obrigado pela atenção.

Grande abraço,
Marcos.

Anônimo disse...

Achei seu trabalho maravilhoso. As bonecas são lindas, deslumbrantes. Parabéns pelo pelo seu lindo trabalho.

Gleice

Anônimo disse...

Belissímo trabalho. Você tem curso em DVD?
M.R em Petrolina-PE
mrimportadosevariedades@gmail.com