28 de março de 2009

Cerâmica Artística de Selma Calheira

FRUTAS EM CERÂMICA - CORES DA TERRA




LEGUMES EM CERÂMICA - CORES DA TERRA




FlORES EM CERÂMICA - CORES DA TERRA


FLORES EM CERÂMICA - CORES DA TERRA


FLORES EM CERÂMICA - CORES DA TERRA


FLORES EM CERÂMICA E VASOS COM FERRO
CORES DA TERRA




Selma Abdon Calheira e Franz Ezehak, artistas plásticos e diretores da empresa Cores da Terra, depois de muitos anos de estudo e pesquisa, viram na arte da cerâmica e ferro a oportunidade de unir seus sonhos de artistas plásticos e a possibilidade de usar a arte como trabalho e fonte de sustento. Em Ibirataia, Sul da Bahia, eles puderam concretizar seus sonhos.

Os artesãos, residentes em Ibirataia e cidades vizinhas, trabalhavam em sua maioria no cultivo do cacau e hoje são treinados pela própria empresa, que se encarrega de transformá-los em profissionais capazes de produzir objetos de excelente qualidade e perfeição, oferecendo uma perspectiva de vida diferente para essa população, investindo em treinamento e capacitação profissional.

A produção, inspirada na natureza, é estritamente manual, havendo apenas utilização de algumas máquinas, como a maromba, que mistura a argila; e os fornos, que são responsáveis pela queima da cerâmica.

É na argila que se encontra a variedade de cores dos trabalhos da empresa. Em terras ricas em óxido de ferro, pode-se encontrar tons ocres, verdes, roxos ou vermelhos e através das etapas da decantação surgem esses tons que, associados a pigmentos industrializados, dão o resultado final do trabalho.

As técnicas utilizadas na criação, modelagem e queima tem sua origem em resgates culturais, como o da cultura indígena, e a valorização da natureza nativa, o que vem gerando resultados belíssimos.



Frutas, flores, legumes, animais, castiçais, vasos, compõem parte da vasta linha de produtos da empresa. Diferentes cores e tamanhos geram uma diversidade de opções que agradam aos mais diferentes gostos. A cada ano, novos produtos tomam forma e cor, ampliando constantemente a linha de produção da empresa.

A produção em série da Cores da Terra não impede que cada produto seja único. Valorizados pela qualidade individual de cada colaborador, os objetos possuem uma riqueza de detalhes que impressiona o mais experiente artista.

Os objetos em cerâmica criados por Selma Calheira juntamente com os produtos em ferro produzidos por Franz Rzehak formam uma combinação harmônica e mágica que enchem os olhos dos apreciadores da mais pura arte.


BAIANAS EM CERÂMICA E FERRO - CORES DA TERRA



Fruto de muito estudo, pesquisa e know-how adquirido e constantemente reciclado no Brasil e no exterior, o trabalho dos artesãos é reconhecido internacionalmente e seus produtos são exportados para os Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Japão e Portugal.

O valor pela arte e pela vida pode ser percebido tanto nas peças produzidas, como nos princípios da Cores da Terra, que vem trazendo esperança e oportunidade à população da região de Ibirataia e municípios vizinhos, que, através da sua produção, está conseguindo emprego e boas perspectivas de futuro.

Hoje, a Cores da Terra tem a missão de produzir objetos de decoração com tal perfeição que a arte e realidade se misturam. Qualidades nobres fazem parte dessa empresa que se preocupa em valorizar e estimular o artesanato local, e busca, através de seu trabalho, promover a arte no Brasil e no exterior.





" Arte e realidade que se misturam,

através da perfeição"



Veja e saiba mais no site:

www.coresdaterra.com.br




Outras fontes:

Worldwide

Colors of the Earth

Revista do Tatuapé

Two Moons Gallery & Gifts

Associação Brasileira de Cerâmica - ABCERAM

2 comentários:

vanusa disse...

oiiiiii!!! sou a vanusa hoje moro em Sao paulo, ja trabalhei na cores da terra, ha alguns anos atras, e sempre admirei o trabalho da d. celma com ceramicas, é maravilhoso, sinto saudaes.....

vanusa disse...

gostaria de saber se exixte alguma loja da cores da terra aqui em S.Paulo,