4 de novembro de 2008

Emília e Tomohiro Ehara do Ateliê Ko

Cerâmicas com técnica japonesa de Tomohiro & Hissami




Emília Hissami Aso Ehara

Nasceu em São Francisco de Paula (RS) e é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. O seu interesse pela arte da cerâmica começou quando foi ao Japão, em 1993. Foi lá o seu primeiro contato com o barro e, desde o princípio, percebeu que havia encontrado o que tanto procurava. Nunca havia sentido tanta beleza e energia! A cerâmica japonesa é orgânica e viva, pois está muito ligada à natureza, aos quatro elementos: ar, água, terra e fogo. Estudou cerâmica no Japão por 12 anos.


Tomohiro Ehara

Nasceu em Osaka, Japão. É formado em Física de Materiais e trabalhou em uma empresa de cerâmica, na qual era encarregado de fazer os barros. No Ateliê Ko, cuida da parte técnica e da engenharia.

Segundo Emília, tudo começou em Bizen Okayama, cidade identificada pela sua milenar tradição em cerâmica, onde conheceu Tomohiro. Foi lá que aprenderam a técnica, em que o barro é trabalhado em seu estado bruto, depois modelado e queimado sem o uso de esmalte à alta temperatura (1200 a 1300 graus). Em seguida, as peças são queimadas com lenha em fornos chamados de noborigama, anagama ou kakugama. Dependendo do tamanho do forno, a queima das peças pode levar de uma a duas semanas. Segundo ela, o resultado é maravilhoso, pois as cinzas que as chamas levam até as peças se vitrificam, proporcionando efeitos surpreendentes.

Em 2005, os artistas montaram o Ateliê Ko em Porto Alegre, com o objetivo de adotar a técnica japonesa aliada à rica matéria-prima do Rio Grande do Sul e de outras regiões do Brasil.

Os seus esmaltes são feitos artesanalmente, pois têm a preocupação de não interferir na qualidade e na textura do barro. O forno utilizado é a gás, para alta temperatura (1250 a 1260 graus). Não usam metais tóxicos, como chumbo e cádmio. Por isso, as suas peças podem ser usadas no dia-a-dia, como utilitários.



Cerâmicas de Tomohiro & Hissami






Veja e saiba mais: www.atelieko.com.br


Nenhum comentário: