8 de outubro de 2008

Mandalas em Cerâmica

Mandalas em cerâmica - técnica mosaico
Artistas: Brett and Lesley Campbell



Veja mais: www.mosaics.com.au



Mandalas em cerâmica - técnica pintura engobe
Artista: Silvia Lopes




Veja mais: www.silvialopes.com.br




UM POUCO SOBRE AS MANDALAS


A palavra MANDALA, no velho sânscrito, significa "o centro", "o círculo mágico", "o mistério". Universalmente, a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Em diversas culturas, a mandala é o símbolo da eternidade e é vista como um círculo poderoso que remete ao autoconhecimento. Entre os orientais é usada na prática da meditação.

Geralmente é descrita como uma figura geométrica representada por um círculo sobre um quadrado ou vice-versa, mas pode ser também construída ou desenhada em forma de um círculo, um quadrado ou um retângulo, subdividido por quatro ou múltiplos de quatro, de maneira mais ou menos regular, incluindo-se ou não outras formas.

Sua característica mais importante é que seu traçado é feito em torno de um centro, geralmente obedecendo eixos de simetria e pontos cardeais.

Entretanto, seu contorno exterior não é forçosamente circular, mas dá a idéia de irradiar-se de um centro ou mover-se em direção a ele. Por isso, quando uma pessoa observa uma mandala tem a sensação de que ela se move ou pulsa.

Por ser uma representação exterior de imagens do mundo interior, as mandalas são sempre individualmente diferentes. Isto porque, ao construir uma mandala a pessoa vivencia a sua criatividade, expressando-se através de seus próprios meios.

Seja qual for a técnica utilizada em sua construção individual ou em grupo, seja qual for o seu uso ou finalidade de estudo, meditação, auto-conhecimento, todo trabalho com mandalas contribui para a harmonia e o equilíbrio da consciência em evolução.

A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Ela trabalha os seguintes aspectos pessoais: físico, emocional e energético. No aspecto físico, promove o bem-estar, o relaxamento e a prevenção do estresse. No aspecto emocional, pode trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois sinaliza aqueles que irão emergir. No aspecto energético, a mandala ativa, energiza e irradia, podendo harmonizar ambientes físico ou pessoal carregados negativamente, ou aura de sofrimento e tristeza.

O importante é saber que para qualquer finalidade que se queira alcançar trabalhando com mandalas tem de se desenvolver a perseverança, a persistência e a força de vontade.

"Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor".



Saiba mais sobre as mandalas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala



Montando lindas mandalas:

www.oficinadaalma.com.br/mandalas/montandomandalas/index.htm

Nenhum comentário: