12 de outubro de 2008

A Cerâmica na Moda


Os acessórios fundamentais da moda feminina são as bijouterias. Elas podem transformar uma roupa básica num visual mais produzido. Uma regra básica de moda deveria ser esta: não importa o que se veste; jamais se deve esquecer os acessórios.

Além de contribuir para um visual mais bonito, os acessórios podem definir e revelar um estilo. E, entre tantas coisas que caem bem com um figurino, as bijouterias têm o poder de realçar a marca pessoal de quem as usa.

As bijouterias surgiram em 1929, durante a grande depressão norte-americana, como alternativa à jóia. Logo conquistou seu espaço graças à versatilidade e à variedade dos materiais trabalhados que, não impondo limites à criatividade, adaptavam-se à moda e às tendências.

Ao escolher uma biju, segundo a consultora de moda e estilo, Cristina Morais, deve-se observar se está de acordo com a idade, o tipo físico e o horário em que será usada. Quem tem pescoço curto não deve colocar gargantilha. Da mesma forma, dedos grossos exigem cuidado na escolha de anéis. De acordo com Cristina, o colar, por exemplo, tem que ter peso (tamanho e proporcionalidade).

"No geral, a escolha deve ser feita segundo o estilo de cada um. Existem pessoas que carregam bem uma biju grande; outras combinam com peças pequenas. O ideal é ter bom senso", diz.

A consultora alerta que não se deve utilizar bijouterias de materiais diferentes em uma mesma composição. "O segredo, segundo ela, é saber escolher". Mas há pelo menos uma recomendação: material plástico só pode ser usado por mulheres de até 25 anos. Após essa idade, são autorizadas apenas as pedras, cerâmicas, madeiras, resinas.

Diversos materiais são utilizados na confecção de bijouterias (brincos, colares, pulseiras, anéis, etc.), e a cerâmica é uma boa opção para quem gosta de originalidade e exclusividade. Além disso, as bijouterias artesanais cada dia ganham mais espaço no mercado e na moda feminina brasileira.

Leia o texto na íntegra (por Rose Guglielminetti/Revista Metrópole) no site:

Boas dicas de moda no site:
http://www.dicasdemoda.com/acessorios.php

Nenhum comentário: