Ele iniciou sua carreira como ceramista após uma viagem à Europa. Até então desenhista e pintor, o artista chegou à Paris em 1949, interessado em conhecer o trabalho de outros pintores. Segundo o próprio Brennand, nessa época ele tinha "sérios preconceitos contra a cerâmica", que era o material utilizado por seu pai, para fazer azulejos e telhas. Ao se deparar com os trabalhos em cerâmica de Miró, Gaugin, Picasso e do arquiteto Gaudí, sua opinião mudou radicalmente. A partir daí, sua trajetória artística migrou imediatamente para o trabalho em cerâmica, seu principal meio de expressão. Sua modelagem é primorosa e freqüentemente as peças são decoradas com cores intensas. A queima das peças é realizada em um forno de alta temperatura, cerca de 1400 Cº. As argamassas usadas para a confecção das peças são produzidas na própria oficina, utilizando argilas de diversas regiões brasileiras.
Visão parcial da Oficina-Museu de Francisco Brennand
A Oficina Brennand é composta por um conjunto arquitetônico monumental, com jardins projetados por Burle Marx, galeria com pinturas e desenhos do artista, auditório, salão de esculturas e muita obra de arte. As paredes dos grandes galpões foram revestidas com azulejos marrons e dourados, cujas tonalidades mudam de acordo com a luz do dia. O lugar é suntuoso, uma espécie de museu gigante, sendo a maior parte a céu aberto. Lá também funciona uma indústria de cerâmica que produz revestimentos de piso e de parede, além de objetos decorativos.
Visão Parcial da Oficina-Museu de Francisco Brennand
Em meio a plantas e árvores típicas da Mata Atlântica, cerca de 2.000 esculturas, em sua maioria de barro. Palavras de Brennand: "O barro é um material primordial. É a terra, aquilo de que foi feito o homem. Ao manipular o barro, você se envolve de imediato com o mundo dos arquétipos, com todos os mitos e símbolos." O ateliê é ao mesmo tempo seu local de trabalho e museu de sua obra, a oficina museu recebe cerca de 4 mil visitantes por mês.
A Feiticeira, 1979 - Obra gráfica
Se as esculturas e painéis em cerâmica parecem dominar a maioria dos edifícios da oficina, naquele que se chama ESPAÇO CULTURAL ACCADEMIA fica exposta a belíssima e não tão conhecida produção pictórica do artista, telas em vários formatos, tamanhos, técnicas e temas, desenhos e peças cerâmicas de pequeno porte. Neste espaço estão centenas de quadros, pintados durante toda a sua vida - mesmo durante o tempo que sua prioridade foi a cerâmica.
Repouso, 2001
Neste espaço estão centenas de quadros, pintados durante toda a sua vida - mesmo durante o tempo que sua prioridade foi a cerâmica. Os quadros, datados pelo menos desde a década de 40, apresentam temas variados, como em sua fase floral ou pintura de paisagens, animais, naturezas-mortas, personagens, circunstâncias e mulheres, muitas mulheres, nuas ou vestidas, mas, todas carregadas da aura insinuante ou erótica que fazem jus à marca registrada de Brennand.
A Mata, 1968 - 1971
O prédio foi erguido para desfazer o equívoco de se restringir a obra de Brennand à sua produção de cerâmica, relegando desenho e pintura a segundo plano. Agora, além de dizer que não se limita ao ofício de escultor, o artista pode mostrar toda a riqueza do seu trabalho. Na ACCADEMIA, estão expostos trabalhos ao longo de quase 60 anos, e é onde o artista se revela um grande colorista, um cultivador do erotismo requintado e um desenhista e pintor de primeira.
O grande artista pernambucano Francisco Brennand, tem obras espalhadas por todo o Recife - a mais famosa é o obelisco no Marco Zero. Premiado, aclamado e reconhecido pelo mundo inteiro, coleciona prêmios em sua carreira. Um deles, o Prêmio Interamericano de Cultura Gabriela Mistral, foi conferido, em 1993, pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.
Francisco Bennand, é considerado hoje um dos mais importantes escultores brasileiros e com painéis, e esculturas expostas em diversas cidades brasileiras. Muitas das suas obras se caracterizam pela elaboração de seres abstratos, assim como símbolos de sensualidade. Seu trabalho é encontrado espalhado pelo Brasil e pelo mundo, como no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, e também no parque das esculturas, no bairro do Recife Antigo.
Painel Cerâmico de Francisco Brennand
Aeroporto Internacional dos Guararapes, Recife-PE - 1958
Site do grande artista: Oficina Brennand
Vale a pena ler e ver mais sobre o artista:
http://www.ceramicanorio.com/valeapenaconhecer/BRENNAND/brennand.html
http://www.portalartes.com.br/portal/artigo_read.asp?id=572
4 comentários:
EU JA FOI NESSA OFICINA E ACHEI O MAXIMO PARABENS FRANCISCO...FOI COM O COLEGIO JCP.CARPINA PE.
conheço essa oficina, tudo de bom , enriquecimento para nossa cultura, sou pernambucano, mas vivo no exterior há algum tempo, mas sempre estou relembrando minha terra , nossa cultura, saudades, parabens francisco...forte abraço
saudades, visitei essa oficina quando ainda morava aí em PE ,quem visitar nao se arrependerá, este lugar nos passa uma tranquilidade interior, uma paz, hj em dia moro na espanha, mas sempre tenho boas recordaçoes da minha terra, abraços...Erivan Sousa - Madrid - España
Realmente é um mundo de sonhos, e sem duvida é um mundo mágico, repleto de realizações e momentos lindos da arquitetura em conjunto com a pintura e escultura e a ceramica em comunhão. Além de um ambiente extremamente bucolico e cheio de sensações, que só sente, quem de fato vai conhecer e sair um pouco do mundo.
Postar um comentário