7 de agosto de 2008

Exposição de Cerâmica Artística

"Herança Japonesa na Cerâmica Brasileira"

Cerâmica de Shoko Suzuki

Saiba mais sobre a artista:
http://www.granjaviana.com.br/artes/shoko/

Como parte das comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o Palácio Boa Vista, sede de inverno do Governador do Estado de São Paulo, recebe até o dia 31 de agosto, a Exposição "Herança Japonesa na Cerâmica Brasileira". A exposição exibe cerâmica artística produzida com técnicas japonesas, realizadas nos ateliês do Estado desde a primeira à terceira gerações de artistas japoneses.

São 43 obras de autoria de artistas japoneses e nipo-brasileiros consagrados, como Shoko Suzuki, Megumi Yuasa, Mário Konishi, Marcelo Tokai, Mieko Ukeseki, Kimiko, Suenaga, Kimi Nii, Shugo Izumi e Toshiyuki Ukeseki. Elas retratam a beleza dessa arte milenar e o olhar poético voltado aos elementos da natureza, tanto do Japão como do Brasil.

A história da cerâmica no Brasil está ligada à figura da artista Shoko Suzuki, que em 1964 construiu o primeiro forno Noborigama, no país. Posteriormente, um grupo de ceramistas vindos do Japão se estabelece no interior de São Paulo, na cidade de Cunha, formando um núcleo de produção artística em cerâmica. Em poucos anos, a pequena cidade do Vale do Paraíba se transformou em um dos mais importantes pólos ceramistas da América do Sul.

Palácio Boa Vista – Campos do Jordão/SP
Avenida Adhemar de Barros, 3.001
Alto da Boa Vista

Mais informações - site/fonte:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=96322&c=5003

Nenhum comentário: