2 de agosto de 2008

A arte de Francisco Brennand

Descendente de ingleses, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, nascido em Recife-PE, no dia 11/06/1927, é um artista internacionalmente conhecido como um dos maiores escultores e ceramistas do mundo, tendo suas obras espalhadas em vários Museus e Ateliês do Mundo.
No entanto, o interesse do artista pela arte não começou com a escultura em cerâmica, e sim com a pintura. Adolescente ainda, mas totalmente virado para as tintas, Brennand ainda jovem rumou à Europa no intuito de se aperfeiçoar na arte de pintar. Já integrado, participou em algumas exposições de que lhe valeu alguns prêmios e algumas medalhas de ouro, mas foi na cerâmica, que Brennand se destacou.

Brennand não cansa de dizer: "Eu sou antes de tudo um desenhista". A partir de seus riscos no papel é que surgem suas pinturas de telas e peças cerâmicas – painéis, murais, esculturas, objetos decorativos e uma linha voltada para a construção civil – pisos e ladrilhos feitos por um processo semi-artesanal, com rígido controle de qualidade e com pequena escala de produção.


Ele iniciou sua carreira como ceramista após uma viagem à Europa. Até então desenhista e pintor, o artista chegou à Paris em 1949, interessado em conhecer o trabalho de outros pintores. Segundo o próprio Brennand, nessa época ele tinha "sérios preconceitos contra a cerâmica", que era o material utilizado por seu pai, para fazer azulejos e telhas. Ao se deparar com os trabalhos em cerâmica de Miró, Gaugin, Picasso e do arquiteto Gaudí, sua opinião mudou radicalmente. A partir daí, sua trajetória artística migrou imediatamente para o trabalho em cerâmica, seu principal meio de expressão. Sua modelagem é primorosa e freqüentemente as peças são decoradas com cores intensas. A queima das peças é realizada em um forno de alta temperatura, cerca de 1400 Cº. As argamassas usadas para a confecção das peças são produzidas na própria oficina, utilizando argilas de diversas regiões brasileiras.

Francisco Brennand dedicou-se por mais de 30 anos a um sonho. A partir de 1971, decidiu instalar seu ateliê e oficina na olaria abandonada em que seu pai trabalhara desde 1917. Como materialização de um projeto obstinado e sem trégua, ele transformou a velha olaria, antiga fábrica de tijolos e telhas, a Cerâmica São João da Várzea, que tinha sido desativada em 1945, herdada de seu pai e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, num complexo artístico chamado Oficina Brennand, um lugar mágico, repleto de ambientes e imagens.

Visão parcial da Oficina-Museu de Francisco Brennand

A Oficina Brennand é composta por um conjunto arquitetônico monumental, com jardins projetados por Burle Marx, galeria com pinturas e desenhos do artista, auditório, salão de esculturas e muita obra de arte. As paredes dos grandes galpões foram revestidas com azulejos marrons e dourados, cujas tonalidades mudam de acordo com a luz do dia. O lugar é suntuoso, uma espécie de museu gigante, sendo a maior parte a céu aberto. Lá também funciona uma indústria de cerâmica que produz revestimentos de piso e de parede, além de objetos decorativos.

Visão Parcial da Oficina-Museu de Francisco Brennand

Em meio a plantas e árvores típicas da Mata Atlântica, cerca de 2.000 esculturas, em sua maioria de barro. Palavras de Brennand: "O barro é um material primordial. É a terra, aquilo de que foi feito o homem. Ao manipular o barro, você se envolve de imediato com o mundo dos arquétipos, com todos os mitos e símbolos." O ateliê é ao mesmo tempo seu local de trabalho e museu de sua obra, a oficina museu recebe cerca de 4 mil visitantes por mês.

A Feiticeira, 1979 - Obra gráfica
Se as esculturas e painéis em cerâmica parecem dominar a maioria dos edifícios da oficina, naquele que se chama ESPAÇO CULTURAL ACCADEMIA fica exposta a belíssima e não tão conhecida produção pictórica do artista, telas em vários formatos, tamanhos, técnicas e temas, desenhos e peças cerâmicas de pequeno porte. Neste espaço estão centenas de quadros, pintados durante toda a sua vida - mesmo durante o tempo que sua prioridade foi a cerâmica.

Repouso, 2001

Neste espaço estão centenas de quadros, pintados durante toda a sua vida - mesmo durante o tempo que sua prioridade foi a cerâmica. Os quadros, datados pelo menos desde a década de 40, apresentam temas variados, como em sua fase floral ou pintura de paisagens, animais, naturezas-mortas, personagens, circunstâncias e mulheres, muitas mulheres, nuas ou vestidas, mas, todas carregadas da aura insinuante ou erótica que fazem jus à marca registrada de Brennand.

A Mata, 1968 - 1971

O prédio foi erguido para desfazer o equívoco de se restringir a obra de Brennand à sua produção de cerâmica, relegando desenho e pintura a segundo plano. Agora, além de dizer que não se limita ao ofício de escultor, o artista pode mostrar toda a riqueza do seu trabalho. Na ACCADEMIA, estão expostos trabalhos ao longo de quase 60 anos, e é onde o artista se revela um grande colorista, um cultivador do erotismo requintado e um desenhista e pintor de primeira.

O grande artista pernambucano Francisco Brennand, tem obras espalhadas por todo o Recife - a mais famosa é o obelisco no Marco Zero. Premiado, aclamado e reconhecido pelo mundo inteiro, coleciona prêmios em sua carreira. Um deles, o Prêmio Interamericano de Cultura Gabriela Mistral, foi conferido, em 1993, pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.

Francisco Bennand, é considerado hoje um dos mais importantes escultores brasileiros e com painéis, e esculturas expostas em diversas cidades brasileiras. Muitas das suas obras se caracterizam pela elaboração de seres abstratos, assim como símbolos de sensualidade. Seu trabalho é encontrado espalhado pelo Brasil e pelo mundo, como no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, e também no parque das esculturas, no bairro do Recife Antigo.

Painel Cerâmico de Francisco Brennand
Aeroporto Internacional dos Guararapes, Recife-PE - 1958

Brennand construiu um mundo próprio, um lugar para se visitar sem pressa, quem visita tem a sensação de estar em outro tempo e espaço. Sem dúvida, há que se sair energizado deste lugar tão encantador. Enfim, esse grande escultor com coração de pintor – como ele mesmo se define, é um patrimônio do povo pernambucano e brasileiro.

Site do grande artista: Oficina Brennand

Vale a pena ler e ver mais sobre o artista:

http://www.ceramicanorio.com/valeapenaconhecer/BRENNAND/brennand.html

http://www.portalartes.com.br/portal/artigo_read.asp?id=572

4 comentários:

DANUZA disse...

EU JA FOI NESSA OFICINA E ACHEI O MAXIMO PARABENS FRANCISCO...FOI COM O COLEGIO JCP.CARPINA PE.

Anônimo disse...

conheço essa oficina, tudo de bom , enriquecimento para nossa cultura, sou pernambucano, mas vivo no exterior há algum tempo, mas sempre estou relembrando minha terra , nossa cultura, saudades, parabens francisco...forte abraço

Anônimo disse...

saudades, visitei essa oficina quando ainda morava aí em PE ,quem visitar nao se arrependerá, este lugar nos passa uma tranquilidade interior, uma paz, hj em dia moro na espanha, mas sempre tenho boas recordaçoes da minha terra, abraços...Erivan Sousa - Madrid - España

Victor Hugo disse...

Realmente é um mundo de sonhos, e sem duvida é um mundo mágico, repleto de realizações e momentos lindos da arquitetura em conjunto com a pintura e escultura e a ceramica em comunhão. Além de um ambiente extremamente bucolico e cheio de sensações, que só sente, quem de fato vai conhecer e sair um pouco do mundo.