11 de abril de 2012

A arte cerâmica de Miguel Molet



Miguel Molet - é um dos ceramistas atuais de grande projeção nacional. Ele é um especialista no uso da Terra Sigillata, uma técnica que remonta à Grécia Antiga e teve seu maior desenvolvimento na época romana.

Sua cerâmica vem da terra, chega à luz evocando o poder criativo da energia cósmica da terra luz, e a luz também cria uma aura em forma de serenidade, que às vezes parece cercar suas peças.

Site do artista:

Terra Sigillata – Dentro das cerâmicas de Época Romana, a Terra Sigillata afirma-se como um dos principais indicadores cronológicos. O seu nome deriva do selo (sigilium) com que eram marcadas. Esse sigilo era usado como referência e propaganda da qualidade do oleiro ou da oficina onde era feito o recipiente.

As peças são cobertas por um engobe (fina camada de argila decantada diversas vezes), quase vitrificado (após a cozedura), o que lhes dá características ímpares de beleza, resistência e impermeabilidade.

É um engobe coloidal, uma mistura de água com argila, em que as partículas são separadas por sedmentação. As mais finas são suspensas em água, e as mais pesadas na parte inferior, sendo descartadas depois.


Leia mais...

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente resultado do efeito obtido.