5 de abril de 2012

Pêssanka - A Arte de Colorir Ovos





Simbolo de vida, renascimento e de recomeço há mais de 3.000 anos, os ovos pintados ou Pêssankas, como são chamados na Ucrânia, tem origens na Festa da Primavera, época em que o sol voltava triunfante eliminando a neve que cobria a rica terra da Ucrânia.

A palavra ucraniana Pêssanka, ou Pyssanka em ucraniano transliterado, é originada do verbo Pessaty, que significa escrever. A arte de colorir os ovos ficou assim denominada pelo fato das pessoas desejarem expressar algo através dos desenhos, das formas e das cores utilizadas. A produção de pêssankas tradicionalmente é realizada na última semana da quaresma, final do rigoroso inverno Ucraniano, quando o povo se prepara para a chegada da Páscoa e também da primavera.

Entre os símbolos normalmente utilizados, temos como exemplo: figuras de animais simbolizam riqueza e saúde; figuras de aves: fertilidade; peixes: cristianismo; flores: amor, felicidade, caridade; galhos de plantas que não morrem na geada significam juventude eterna; espigas de milho: fartura e boa colheita; desenhos de rastelo e escada: casamento; triângulos: trindade; estrela e sol: símbolo de longa vida; diversas formas de cruz: imortalidade; ondas e traços contínuos: eternidade e proteção; girassol: riqueza e prosperidade.




Na cultura ucraniana, este é o melhor presente que se pode receber na páscoa, pois é uma forma de desejar ao presenteado proteção, longa vida e prosperidade.





Saiba mais...

Nenhum comentário: