24 de julho de 2011

A Cerâmica de Toshiko Ishii


Toshiko Ishii – (1911–2007) foi uma notável ceramista autodidata, nascida em Kyoto – Japão. Ela veio para o Brasil em 1931, mas somente aos 70 anos, quando fixou residência em Belo Horizonte – MG, que começou a estudar e a experimentar a arte cerâmica, através de seus delicados desenhos e de suas peças na forma “Bizen” (técnica secular de queima japonesa), queimadas em um forno primitivo a 1300 graus.


Foto: Miguel Aun - Fonte: Balaio da Vivi


A sua trajetória na arte da cerâmica foi registrada no livro, “A poética de Toshiko Ishii”, do renomado ceramista e grande artista Megumi Yuasa.


Abaixo, pequenos trechos do livro:

“A forma Bizen (*) pede paciência, ritmo, coragem. Muitas vezes instável, temporal, indomável, impermanente, outras vezes calma, segura, nunca exta, definitiva, sempre imprevisível, mas desejada e esperada. É como se os objetos ganhassem autonomia, liberdade de ser.”


Foto: Felipe Rau/AE - Estadão

"... A cerâmica muda. A cor e a tonalidade encontram um equilíbrio com o tempo; é como se o objeto respirasse. Nós também mudamos. A qualidade da leitura ou do que buscamos muda. Mas fica sempre algo da primeira leitura de símbolos, parte do que sentimos e que nos afetou profundamente. A leitura é como o encontro de dois seres, é preciso que alguém tome a iniciativa, e que seja de duas solidões, duas identidades. Muda, simplifica, enriquece, mas a leitura que permanece eu considero a mais acertada..."


Toshiko Ishii continua presente em suas obras e na memória dos que tiveram a oportunidade de conhecê-la como pessoa e como grande artista, pelo seu rico trabalho... importante fonte de inspiração e contribuição para a cerâmica brasileira.


(*) O artesanato de Bizen é um dos mais populares do Japão, e tem como base o emprego de argila e calor. O artista deve dominar a utilização tanto de um como de outro, de maneira a criar peças cerâmicas com diferentes nuances de cores: vermelho, laranja, púrpura, amarelo e preto, sem a utilização de tintas.



Video da artista e alguns de seus trabalhos...


Saiba mais...

Acácia Azevedo Studio Pottery

Gozos da alma, cerâmica, arte e poesia...


3 comentários:

MA FERREIRA disse...

Ivete..
Obrigada por compartilhar a hist[oria de vida desta talentosa ceramista.
como eu sempre digo..nunca é tarde para se descobrir uma vocação!1
Bj

Ma

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Querida Ivete, muito obrigada pelo link. Seu post ficou maravilhoso, Toshiko Ishii San é uma dádiva para a cerâmica brasileira, sua memória merece todas as homenagens e preservação! Obrigada por compartilhar! Bjs! A. P.S. Vou colocar seu link na minha postagem tb!

Arte Cerâmica Zen disse...

Ivete, a história da Toshiko é uma lição para todas nós. Obrigada por compartilhar tão lindamente, adorei!!
Bjs
Beth