10 de julho de 2011

O homem e a arte

Pintura de Pablo Picasso - Jeune Fille Endormie - 1935



"A arte dá ao homem a experiência de viver em um mundo onde as coisas são como deveriam ser. Esta experiência é de crucial importância para ele: É seu salva-vidas psicológico. Dado que a ambição do homem não tem limite, devido à sua busca e procura de valores é um processo que dura toda a vida - e quanto mais elevados os valores, mais dura a luta - o homem necessita de um momento, uma hora, certo período de tempo no qual possa experimentar o sentido de sua tarefa terminada, o sentido de viver em um Universo onde seus valores tenham sido excitantemente realizados. É como um descanso, um momento de repor combustível mental para novas esperas. A Arte lhe dá este combustível, um momento de alegria metafísica, um momento de amor pela existência. Como um farol, alçado sobre as escuras cruzes do caminho do mundo, dizendo "Isto é possível". "A arte é uma recreação seletiva da realidade de acordo com os valores e juízos metafísicos do artista."

(Gliciane Aragão)



“Desperta teus sentidos para que não percas tudo de belo
e formoso que te cercas. Apaga a cinza de tua vida e
acenda as cores que carrega dentro de ti.”

"A inspiração existe, porém temos que encontrá-la trabalhando."

(Pablo Picasso)


Um comentário:

VÁRIOS ASSUNTOS disse...

Parabenizo-a por este belo Blog, educativo, elucidativo e que demonstra a sensibilidade artística de alto grau, mostrando mesmo o que é Arte.
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
Fraternal Abraço, Paz Profunda.
Néveo.