26 de maio de 2011

A arte cerâmica de Yukio Tsukada



































Yukio Tsukada – é um ceramista brasileiro, nascido em São Paulo e radicado em Brasília desde 1975. Ele especializou-se em cerâmica na cidade de Kumamoto – Japão, local onde nasceu os seus pais, tendo como mestre Yamako, com quem estudou e aprimorou os seus conhecimentos sobre a cerâmica japonesa. Para ele, esse período representou uma grande experiência, onde participou de cursos de cerimônia do chá e de arranjos florais, em função dos utensílios em cerâmica que são utilizados nesses itens. Yukio Tsukada realizou exposições individuais em Brasília, Fortaleza e Maceió, e teve vários trabalhos apresentados e selecionados em exposições coletivas. Também tem efetuado experiências com esculturas, principalmente relativas as tradições japonesas. (Imagens/cerâmicas - site do artista)





"A arte é intrínseca ao ser humano. Todos temos este dom divino de criar, de fazer e de transformar, uns mais, outros menos. O artista é aquele que consegue através de sua arte mexer com os mais nobres sentimentos do homem..." (Yukio Tsukada)


Veja e saiba mais: www.ceramicatsukada.com



Artigo de Yukio Tsukada sobre a "TÉCNICA DO RAKU"
www.nippobrasilia.com.br/artigos/a-arte-da-ceramica-tecnica-do-raku




"Cânticos da Criação" - A Cerâmica de Yukio Tsukada



2 comentários:

MA FERREIRA disse...

Lindas peças postadas. O raku é maravilhoso. Eu nunca fiz, mas ja assisti uma apresentação num workshop na Usp com a Lu Leão.
Me encante.
Sou ceramista tn.
Ma ferreira ( mdfbf.blogspot.com).
bj

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Yukio é um grande ceramista e amigo maravilhoso, foi uma merecida homenagem. Bom finds para vc! A.