30 de outubro de 2010

Parábola do pote



Um sábio mestre pegou um pote de barro e chamou o seu discípulo. Colocou algumas pedras muito grandes dentro do pote e perguntou-lhe: O pote está cheio? E o discípulo respondeu: Sim.

O mestre pegou uma sacolinha cheia de pedregulhos e a virou dentro do pote, e tornou a perguntar ao seu discípulo: E agora, o pote está cheio? E ele respondeu: Sim, mestre. Desta vez o pote está totalmente cheio.

O mestre então pegou uma lata de areia e a derramou dentro do pote. A areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e os pedregulhos. Num ímpeto, o discípulo se adiantou: Pronto! Agora acabou mestre. Não é possível colocar mais nada nesse pote.

O mestre respondeu-lhe com um sorriso e virou uma jarra d’água dentro do pote, que, encharcando a areia, desapareceu.

Depois disso, o sábio pegou outro pote de barro e pediu que o discípulo repetisse a experiência, mas na ordem inversa. No momento de colocar as pedras grandes, estas não couberam no vaso, pois parte dele já havia sido preenchido por coisas menores.

Diante disso, o mestre concluiu a lição: "O pote de barro é a nossa vida; a nossa disponibilidade de tempo é o que cabia no pote. As pedras grandes são as coisas realmente importantes da sua vida: seu relacionamento com Deus, com a família e amigos, seu crescimento espiritual e pessoal... Se você der prioridade a isso e se mantiver aberto para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus afazeres com a profissão, seus bens e direitos materiais, seu lazer e todas as demais coisas menores que completam a vida. No entanto, se você preenche o seu tempo com coisas pequenas, as realmente importantes nunca terão espaço em sua vida"

(Autor desconhecido)


Nesta experiência vimos que o tempo é, antes de tudo, uma questão de prioridades, de saber o que vem em primeiro lugar. Muitas vezes perdemos a nossa saúde para ter mais dinheiro, para depois perder o dinheiro para ter mais saúde. Adicionamos dias à extensão de nossas vidas, mas esquecemos de adicionar vida à extensão dos nossos dias. Engolimos os fatos da nossa vida da mesma forma que engolimos o alimento no horário do almoço. Precisamos aprender a saborear a vida. Viver é saber transformar os pequenos instantes em grandes momentos. A felicidade não é um destino, é uma caminhada. Caminhando pela vida entre as coisas que passam é que vamos aprendendo a abraçar as coisas que não passam. Seja o dono do seu pote e o transforme em um pote de felicidade.


Nenhum comentário: