19 de julho de 2012

Cerâmicas de Clarice Cliff

Clarice Cliff (1899-1972) nasceu em Tunstall, Stoke on Trent, Inglaterra, e se tornou conhecida como uma das grandes designers e ceramistas da Art Déco, no século XX.


Ela era de origem humilde e, aos 13 anos, começou a trabalhar em uma fábrica de cerâmica como aprendiz de “esmaltadora”. Estudou pintura à mão, artes e escultura, e de modeladora a designer, Cliff logo imprimiu sua personalidade. Aos 28 anos de idade, o seu extraordinário talento, determinação e visão a moveu para a vanguarda do design de cerâmica britânica.



Nos anos 30, viveu o auge de sua carreira, e se tornou um talento popular na Europa e nos Estados Unidos, quando o estilo moderno da Art Déco vivia seu apogeu.


Ela criou linhas próprias de design, e sua obra mais famosa foi a linha “Bizarre Ware”, concebida entre 1928 e 1936. Durante esse tempo, ela desenhou centenas de peças, e foi desses projetos, juntamente com sua incrível série de padrões que criaram as obras de Art Déco, que são tão populares hoje.



Também criou linhas de design conhecidas como, “Age of Jazz” (formas figurativas e abstratas), “Honolulu”, “Crocus padrão”, entre outras.


As obras de Clarice Cliff são bastante valorizadas no mercado de artes e muito procuradas por colecionadores.




Um comentário:

mfc disse...

Uma combinação linda de cores vivas... e várias peças belíssimas!