27 de junho de 2012

A arte expressiva de Alberto Giacometti


Alberto Giacometti (1901-1966), foi um artista plástico suiço, conhecido sobretudo por suas esculturas longilíneas, delicadas e expressivas. O estilo característico que o tornou famoso surgiu em 1947, com a criação das figuras extremamente magras, alongadas e afiladas, isoladas ou em grupos, onde a representação do corpo humano marcou o período mais original de Giacometti.

Apesar de ter se destacado por suas esculturas, o artista produziu desenhos e pinturas durante toda a sua vida, revelando também aí a sua obsessão pela representação da figura humana, onde a linha assume uma grande expressividade e liberdade na caracterização das formas e dos volumes.

Os formatos das peças mais importantes realizadas pelo artista, variam da miniatura à escala humana. Por vezes, ainda, são maiores que o natural.

A escultura em bronze L'homme qui marche I (O homem caminhando I) do grande artista suiço, bateu o recorde mundial de preço pago até hoje por uma obra de arte. Ela representa um homem em tamanho natural, com 1,83 centímetros de altura, a caminhar. É considerada a principal obra de Giacometti e uma das esculturas mais importantes da arte moderna.

O homem caminhando I faz parte de uma série de esculturas de bronze esbeltas feitas pelo artista suíço entre 1947 e sua morte, e que representam homens e mulheres solitários.


Um comentário:

gisleny disse...

Com seu trabalho maravilhoso e lindo ,chego a ficar mas que encantada!!!!!!!!!
É um trabalho deslumbranti.