19 de agosto de 2010

A arte cerâmica de Shoko Suzuki

Cerâmicas de Shoko Suzuki



Shoko Suzuki
– grande ceramista e artista plástica, nasceu em Tokyo, Japão, de onde trouxe o amor pela delicada arte de moldar sentimentos através de lindas peças cerâmicas. Ela veio para o Brasil em 1962, onde permaneceu, concedendo ao país o privilégio de incluí-la na sua história da arte, pela sua rica contribuição à cerâmica brasileira.

Ao trabalhar com o barro, que considera imortal, busca a permanência. Segundo ela, cada obra está aliada a uma fase, um estágio da carreira. O que foi feito no início não se repete, a forma já teve seu momento. Para ela, é importante sempre olhar para a frente, para os novos caminhos e possibilidades.

Shoko Suzuki também considera que é preciso serenidade e energia para criar. Primeiro e essencial, a terra, que remete aos primórdios e às profundezas da criação. Depois, a água, que ajuda a modelar, torna mais maleável. E, por fim, fogo e ar, alquimia que acontece no Sai, e que ajuda a perpetuar a fragilidade do material e a força do significado artístico e filosófico. Pura poesia da transformação...


"Cheguei à conclusão de que
cerâmica é a minha meditação."


"Tenho muita vontade de trabalhar
com liberdade... e felicidade também."


Shoko Suzuki




Leia mais sobre a artista (Fontes):

2 comentários:

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Merecida homenagem, ela sem dúvidas acrescentou muito para o crescimento da cerâmica brasileira. Adorei seu blog! Parabéns!

Sandra Sasaki disse...

Sinceridade, serenidade, humildade, humanidade... amo a Shoko. Parabéns!