21 de fevereiro de 2012

Cerâmica Talavera

Talavera é um processo de cerâmica muito especial decorada à mão, produzida na Espanha por volta do ano 1500, em uma cidade chamada Talavera de La Reina, província de Toledo, daí o seu nome. Foi introduzida em Puebla, México (Nova Espanha) por monges dominicanos em 1645, onde é orgulhosamente fabricada em oficinas familiares. Baseado na lama do rio Tejo, caulim e vários esmaltes, seu uso é para a realização de serviços de mesa, fontes, paredes, azulejos e outros elementos decorativos. É uma das cerâmicas mais populares da Espanha, e sua fabricação é bastante trabalhosa.

Talavera mexicana é o resultado de uma mistura de culturas ao longo do tempo. Os espanhóis foram influenciados pela cerâmica árabe, que trouxeram para o México e a mistura de culturas deu como resultado esta bela arte em cerâmica.

Existem apenas alguns workshops no México, localizados em Puebla, que oferecem autêntica cerâmica Talavera, feita em conformidade com o legado.

A cerâmica Talavera é feita usando o processo Majólica, que produz a superfície elevada. ou textura. A superfície elevada ocorre porque cada cor é realmente um esmalte (uma forma de vidro) que engrossa as partes da superfície sobre a qual é aplicada.

O processo de Talavera é difícil, porque todas as cores devem derreter próximas umas das outras. Além disso, cada cor tem de ter uma taxa de expansão e contração que é compatível com as outras cores, bem como o corpo da argila. Defeitos, tais como crazing ou tremores podem ocorrer se as taxas de expansão e contração não estiverem em harmonia.


Qualquer peça feita à mão não é perfeita, e isto é que a torna "única", bem como um desejável tesouro. Duas peças não serão exatamente iguais, mesmo que decoradas pelo mesmo artista, podendo variar nas formas, tamanhos e cores.

Azulejos Talavera



A origem da palavra "azulejo" é o termo árabe "al zulaïj", que significa "pedra polida". Foram os árabes que levaram a arte do azulejo para a Espanha por volta do século VIII, que de lá se difundiu por toda a Europa. Durante a permanência islâmica na Península Ibérica a produção do azulejo cria bases próprias na Espanha através de artesãos muçulmanos e desenvolve-se a técnica mudéjar entre o século XII e meados do século XVI em oficinas de Málaga, Valência e Talavera de la Reina, sendo o maior centro produtor o localizado em Sevilha. Na virada do século XV para o século XVI o azulejo chega a Portugal, um país já com uma longa experiência em produção de cerâmica. Inicialmente importado da Espanha, o azulejo passa mais tarde a ser produzido localmente e também em parte do antigo império português - Brasil, África e Índia, de onde absorve simultaneamente uma grande influência.



Saiba mais:


Assista ao video sobre a elaboração da Cerâmica Talavera

Um comentário:

mfc disse...

O saber não ocupa lugar... e as peças são lindíssimas!