9 de março de 2012

A arte em grafite de Keith Haring

Keith Haring (1958-1990) nasceu em Reading, na Pensilvânia, e foi um dos grandes artistas plásticos da década de 1980. Desde cedo, demonstrou talento para o desenho. Interrompeu o curso de design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh para ir morar em Nova Iorque, onde iria descobrir a arte do grafite, que começava a tomar as ruas, desenhando em painéis publicitários vazios do metrô.

Foi nesses trabalhos no metrô que Haring desenvolveu grande parte do vocabulário visual que viria a se tornar sua marca registrada. Seu estilo de trabalho foi marcado por traços grossos, formas simplificadas e cores contrastantes, imortalizado em célebres pinturas, esculturas, colagens e ilustrações para livros, revistas, jornais.


Participou de bienais no mundo inteiro e pintou diversos murais na Austrália e no Japão, além da Europa e Estados Unidos. Keith Haring queria um tipo de arte que fosse pública. Para ele, era inconcebível pensar a arte em separado da vida real. Seus desenhos, que têm na primazia da linha sua maior força, sobrevivem até hoje e são imitados por muitos, com objetivos dos mais diversos. O trabalho de Keith Haring pode ser visto hoje nas exposições e coleções dos principais museus do mundo.


Mural intitulado “Tuttomondo
última obra pública – instalada na Itália e dedicada à paz universal.



Saiba mais sobre o artista... www.haring.com

Um comentário:

mfc disse...

Um design bem bonito e apelativo!