17 de março de 2012

A arte gráfica de Joana Lira

Joana Lira – designer gráfica, ilustradora, artista plástica, ceramista e cenógrafa. Formada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1997, época em que fez sua primeira exposição individual de pintura sobre tela, em Recife, intitulada Bichos Aloprados.

Em 1999, a artista mudou-se para a capital paulista, onde começou a ilustrar livros e revistas. Desde 2005, participa da exposição itinerante Ilustrando em Revista, organizada pela Editora Abril.

Joana Lira começou a trabalhar com arte, estampando tecido à mão no ateliê de sua mãe, em Recife-PE, aos 17 anos, onde iniciou suas pesquisas gráficas que acompanham suas criações. Depois passou a trabalhar com objetos utilitários, na pintura de porcelana.




Os traços gráficos são uma característica marcante das cerâmicas decorativas pintadas pela artista Joana Lira. Os desenhos fazem referências aos grafismos indígenas e africanos, tendo também influência do cordel.

Em 2001, ela foi convidada para fazer a cenografia do carnaval da cidade de Recife, e até 2011 participou do Projeto de Identidade Visual e Cenografia para o Carnaval de Recife, sendo que o trabalho de 2006 fez parte de uma exposição sobre design e cidade, realizada no Designmai, na Alemanha.




Outros trabalhos também abriram muitas portas para a artista, como campanhas publicitárias, brindes para multinacionais, ilustrações para produtos diversos, criação de objetos, etc.




" Faço a técnica que for necessária,

mesmo que tenha que aprendê-la.

O desafio, apesar de me causar muita

angústia no início de um trabalho,

sempre é saudável com o alívio do fim."


Joana Lira




Site da artista: www.joanalira.com.br


Um comentário:

mfc disse...

Saliento a primeira peça pela sua elegância e beleza.
Beijos,