31 de março de 2009

Cerâmica Regional de Fábio Smith

Casal de Sertanejos


Fábio Antônio de Albuquerque Smith, nasceu no estado da Paraíba, em 1952, neto de inglês, bancário aposentado, ceramista e escultor autodidata. Com pouco mais de sete anos de carreira, é um artista muito respeitado pelos seus trabalhos, sobretudo os que retratam o nordestino em situações do seu dia-a-dia.


Dança Coco-de-Roda

Menção honrosa no Salão Nacional de Cerâmica Popular,
realizado em Curitiba-PR, em 2006


O estilo de suas peças está entre o popular e o contemporâneo, sempre respaldados em pesquisa dos tipos populares (cenas, usos e costumes) e danças folclóricas, como coco-de-roda, boi-de-reis, casal sertanejo, bumba-meu-boi, xaxado, baião, ciranda, etc., ou literária, cenas com personagens de escritores, genuinamente brasileiros, como Graciliano Ramos, Manoel Bandeira, Monteiro Lobato e outros.


O Pescador


Na modelagem o artista utiliza a técnica de placas, com excelente barro de Cupiçura, distrito de Alhandra, litoral sul do paraibano, onde se encontra, terracota e barro branco, de excelente qualidade, massa que não necessita de nenhum aditivo, demandando somente a retirada de impurezas.

Com relação à decoração, desenvolveu uma técnica para as cores que utiliza engobe, tanto no processo de queima, quanto a frio, com variadas argilas coloridas abundantes no litoral do estado.


O Poeta da Feira

Menção honrosa no Salão de Cerâmica de Curitiba,
na categoria Cerâmica Popular, em 2008


Ele também dirige um ateliê coletivo, para jovens e idosos da comunidade da Praia do Poço, em Cabedelo-PB, sendo membro da Associação dos Artistas da Paraíba – Associarte.

Fábio Smith possui peças no acervo de colecionadores particulares, no Brasil e no Exterior, na Casa do Artista Popular em João Pessoa-PB, e no Museu de Arte Popular no Rio de Janeiro-RJ.


O Beijo da Sebastiana


Fábio Smith, que já recebeu várias menções honrosas em Salões de Cerâmica de nível nacional, é um escultor e ceramista de muitas facetas, pois apesar da sua preferência pelos personagens nordestinos, também cria outras peças decorativas, para colecionadores e apreciadores da arte popular brasileira.



Prato decorativo




Prato inspirado nas antigas civilizações



Saiba mais no site do grande artista brasileiro

www.fabiosmith.com


Outras fontes:

Ceramicanorio

Vila do Artesão


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ivete,boa noite
conheci o seu blogger e fiquei encantado e ao mesmo tempo surpreso com tantos comentarios e elogios ao meu trabalho,VALEU!!!
Fábio Smith
Ceranista - Paraibano

Babel das Artes disse...

Olá Ivete, seu blog é ótimo, um verdadeiro tratato sobre cerâmica.
Em nosso acervo temos vários artistas, inclusive o Fábio Smith.
Nossa mais recente descoberta é um artista que mistura papel com barro.
Ainda não postei.

Parabéns,
Sandra, Babel das Artes

Jorge Ramiro disse...

Que boas obras. Eu gostei do boneca do pescador. Eu gostaria de comprar e vender no Tatuape. Quanto custam?