1 de março de 2009

A arte da Corda Seca

Peça com técnica da "corda seca" de Norma Tamaoki



Corda Seca - técnica de pintura em cerâmica em baixa temperatura com relevo, atravessa os tempos e garante lindas obras com cores vibrantes e relevo uniforme.

Desde a modelagem da argila até a queima da peça pronta, a arte em cerâmica acompanha as civilizações.

A técnica da corda seca teve princípio com a cultura inca. Eles fixavam capim gorduroso sobre a superfície de seus utensílios de argila para criar desenhos e, as outras áreas eram pintadas com corantes naturais. Para realizar a queima, eram feitos buracos no chão e, dentro deles acendia-se fogueiras. As peças eram colocadas nesses buracos até queimarem totalmente.

Com a evolução, o capim foi substituído pelo grafite, os corantes naturais pela tinta esmalte e, a fogueira, por modernos fornos elétricos ou a gás.

O diferencial da peça feita pela técnica da corda seca é o relevo, resultado dos “limites” criados pelo contorno feito com materiais gordurosos como o carbono ou o grafite, que penetram delicadamente na peça e permitem a separação das cores.

Ao término da fase de "pintura" da peça, leva-se a um forno próprio para queima de cerâmica à 980° C, para que ocorra a vitrificação das tintas usadas.

Fonte: Revista Cerâmica - Editora Online


Peça com técnica da “corda seca” de Norma Tamaoki
Reprodução da obra "Abaporu" de
Tarsila do Amaral



“A arte da corda seca é coisa que se faz com prazer ou não se faz, pois o resultado final é como um pedacinho da alma que se mostra ao público e contemplar a obra finalizada é alimentar-se com o belo.”

Veja mais sobre o trabalho de Norma Tamaoki, grande artista plástica brasileira e um dos principais nomes da arte em cerâmica com esta técnica.

www.normatamaoki.art.br


3 comentários:

Conspicuo08 disse...

Felicitaciones Parabienes.
Continua con tu enseñanza diaria, aprecio el arte de trabajar con las manos.
Dios te bendiga por siempre.
Atte.
Conspicuo08

Vania Silva disse...

Parabéns pelo seu trabalho. Muito lindo! Estou começando a fazer esta técnica e queria saber se sabe como fazer o contorno do desenho preto já que o que separa as cores é o grafite que desaparece depois da queima. Pode me ajudar? Obrigada

Unknown disse...

A separaçao feita com lapis, faco a pintura e apos aplico oxido.