7 de fevereiro de 2009

A Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos - Centro de Artesanato de Barcelos
Foto de D. Quixote



Barcelos, é uma bela cidade que fica ao Norte de Portugal, na região do Minho, e à beira do Rio Cávado. Um lugar que sempre foi privilegiado pela passagem de mercadores. Com a edificação da Ponte Medieval, sobre o rio Cávado, abriram-se caminhos não só aos mercadores, mas também aos peregrinos, nomeadamente aos que se dirigiam a Santiago de Compostela, na Espanha.

Eram diferentes os caminhos que traziam peregrinos até Barcelos, assim como eram vários os que estes tomavam depois de por lá passarem. É com base na histografia dos Caminhos de Santiago que nasce a Lenda do Galo, celebrada no Cruzeiro do Senhor do Galo, exposto no Museu Arqueológico e que testemunha a proteção que o Santo concedia aos seus devotos peregrinos.

A curiosa lenda em torno da sua origem nasceu na passagem do século XVI, que forma parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade de Barcelos. Segundo ela, os habitantes locais andavam alarmados com um crime do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera.

Certo dia apareceu um peregrino que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de “inocência”, de que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento banqueteava com alguns amigos.

O homem voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredibilidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa, exclamando:

- "É tão certo eu ser inocente, como é certo este galo cantar quando me enforcarem".

Risos e muitos comentários dos presentes foram feitos, mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível, tornou-se realidade!

Quando o peregrino estava sendo enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Ninguém mais duvidou das afirmações de inocência do condenado. O juiz correu até a forca e com espanto viu o pobre homem com a corda no pescoço, mas no lasso da forca, havia um nó impedindo o estrangulamento. Imediatamente o Galego foi solto e libertado, e pode prosseguir em paz.

Passados alguns anos, o homem voltou a Barcelos e mandou erguer o "Cruzeiro do Senhor do Galo" em louvor a São Tiago e à Nossa Senhora, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.

Famoso "Cruzeiro do Senhor do Galo"


Barcelos ficou marcada na história de Portugal por esta lenda que tem passado de geração em geração, através dos séculos, e o típico e famoso Galo de Barcelos, com a sua crista para cima e com as suas esporas de pé para fora, tornou-se tornou um símbolo de "honestidade", "justiça" e "boa sorte".

As pessoas de Barcelos perpetuaram sua história modelando coloridos galos de barro, que são apreciados em todo o mundo.



Célebre pela sua olaria, não faltam em Barcelos lojas de artesanato com autênticas obras de arte, e a muito afamada Feira Semanal, realizada no antigo Largo da Feira e com origens no século XV, onde se vende de tudo um pouco. A não perder é a Festa das Cruzes, anualmente em inícios de Maio, realizada já desde o século XVIII. Interessante também em Barcelos é o Museu de Olaria e o Centro de Artesanato.


Wikipédia; Guia da Cidade – Portugal; Restaurante Casa de Portugal;

Senhor Rooster Portuguese Restaurante and Catering

Um comentário:

Anônimo disse...

muito boa a historia..meus parabens