24 de janeiro de 2011

A arte viva do Bonsai e a Cerâmica

Shohin-bonsai - Suíça
Diospyros Kaki


Bonsai é a arte oriental de miniaturizar plantas. Originária da China, desde 200 a.C., foi no entanto o Japão, no séc. XII, que a tornou uma alta forma de expressão artística, aquilo que hoje conhecemos como Bonsai ou Árvores em miniatura.

Sendo uma "arte viva", torna-se uma obra nunca terminada, em constante transformação nas mãos do artista, fonte inesgotável de inspiração e meditação.

Shohin-bonsai - Porto Rico
Wrightia religiosa


A relação do artista e o bonsai, traduz-se num eterno namoro entre homem e natureza, onde cada passo leva a uma nova descoberta. Neste ambiente de integração e paz, a longevidade do bonsai une gerações em busca de novas formas.

O Bonsai clássico é composto pela árvore mas também pelo vaso, não pode existir um sem o outro, um mestre japonês dizia: "Se o Bonsai é o modelo, o vaso é a roupa. A árvore e o vaso representam uma unidade equilibrada, harmônica e natural na forma, cor e tamanho.”

Shohin-bonsai - Austrália
Bougainvillea Glabra


No mundo do Bonsai, a maioria dos fabricantes de vasos de qualidade estão no Japão, mais particularmente na região de Tokoname (cidade famosa pelas suas cerâmicas), este é também o nome dado aos vasos originais dessa província. De uma forma mais ampla, os vasos para bonsai que predominam, em quantidade, qualidade e variedade, no mundo inteiro são de origem oriental.

Shohin-bonsai - Brasil
Juniperus Chinensis


Existe uma variedade de vasos para bonsai, considerando que o vaso é parte integrante do bonsai, este deverá ser escolhido de acordo com o estilo de bonsai desejado. Quando se cultiva um bonsai no estilo cascata o vaso é alto pois deverá garantir a sustentação do bonsai de maneira estável. O vaso deverá ter furos de drenagem evitando que a água fique empoçada. A cor do vaso deve estar em harmonia com o colorido da planta.

Shohin-bonsai - Indonésia
Phemna microphylla


Eles podem ter a cor natural da cerâmica ou o colorido decorrente de pintura ou do esmalte aplicado, este deve obrigatoriamente existir só no exterior do vaso. As cores naturais variam com o tipo/origem das matérias-primas, tendo efeito sobre o resultado o padrão de queima empregado. Usualmente, as cores seguem o cinza e o ocre e suas variações de muito claro a muito escuro. As esmaltadas são incontáveis, embora haja uma preferência pelas cores azul, verde, bege e suas variações. Os vasos chineses costumam ter motivos em relevo de figuras humanas bem coloridas.

Shohin-bonsai - USA
Ficus Green Island


Na fase inicial da criação do Bonsai, o vaso é um elemento distante, até há quem diga que só se deve "oferecer" o vaso ao Bonsai depois deste superar a sua fase de adolescente, pré-bonsai. Na medida que o trabalho com o pré-bonsai avança, é que a decisão pelo vaso definitivo se faz importante. A sua escolha tem que levar em conta o estilo do Bonsai, a forma e o volume da copa, a massa e a profundidade das raízes, a cor das flores e/ou dos frutos. Muito importante também é que o vaso tenha grandes furos de drenagem e pés para que as raízes possam respirar.

Shohin-bonsai - Bélgica
Spirea Japonica Goldmond


O vaso de Bonsai tem de ter determinadas características químicas e físicas que permitam o cultivo por longos períodos de uma árvore no seu interior, estes objetivos são conseguidos com a utilização de grés de elevada qualidade e processos de fabricação específicos.

Quimicamente o vaso não pode reagir com o Bonsai, ele deve manter uma íntima relação com ele, fazendo a retenção e troca dos nutrientes com a planta, mas perpetuando a capacidade de os "libertar" de forma a não "salinar" o solo.

Mame-bonsai-Japão

Fisicamente os vasos de Bonsai são de grande resistência, tem que conseguir suportar elevadas amplitudes térmicas protegendo as raízes das plantas e ao mesmo tempo resistir à pressão delas no seu interior sem se deformar.

A nível estético, "o vaso para o Bonsai é como uma moldura para um quadro", ele deverá realçar a beleza da planta, sem lhe roubar a atenção, diferentes estilos de Bonsai requerem diferentes tipos de vasos.


Obs.: Podem ser encontrados bonsais de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 80 cm. Os bonsais medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados shohin. Costuma-se chamar os bonsais menores que 7 cm de nano... Wikipédia



Vasos Tokoname

Clique aqui e veja mais







Leia e veja mais sobre o assunto (fontes):

Um comentário:

Anônimo disse...

Ivete, são lindas por demais essas criaçôes!!!
Dá vontade de traser tudo pra nossa casa.