30 de março de 2011

Cerâmicas de Mata Ortiz

Obra de Juan Quezada (totalmente feito à mão)



Um pouco de sua história...


Em 1975, o antropólogo Spencer MacCallum, descobriu três vasos de cerâmica artesanal em uma loja de segunda mão no novo México.

Depois de muita investição, Spencer descobriu que os potes ou "ollas" tinham sido feitos no México, numa pequena aldeia de Mata Ortiz, nas montanhas do estado de Chihuahua, por Juan Quezada.

Descoberto em 1976 por Spencer MacCallum, Juan Quezada se tornou o núcleo do movimento de cerâmica, com sua extensa família de irmãos, irmãs, filhos e vizinhos, produzindo potes de mercado de elevada qualidade, ensinando inclusive o povo da aldeia a fazer o mesmo, e transformando a comunidade, a partir de um empobrecimento, em uma estabilidade econômica. Hoje, há 400 artistas que compõem este movimento artístico dedicado à cerâmica.

Inspirados na arte dos antigos índios Paquimé, que viviam perto de Mata Ortiz, os oleiros de Mata Ortiz criam obras de arte contemporânea com uma linguagem artística singular, criativa e original.

Cada etapa da produção da cerâmica é feita totalmente à mão. Todos os materiais e ferramentas são provenientes de fontes que estão disponíveis localmente.

Ao longo dos anos, a experiência, o requinte e a criatividade foram realizadas em todas as etapas de produção. Assim sendo, os oleiros são muito qualificados e inovadores, fazendo com que Mata Ortiz ganhe a reputação de um grande centro de produção de cerâmica, sendo considerada uma das melhores e mais inovadoras, além de serem altamente colecionáveis.


Saiba mais:


http://www.mataortiz.com


http://www.mataortizpots.com


Assista aos videos:


http://www.youtube.com/watch?v=Omcsjx53HQY


http://www.youtube.com/watch?v=t7g7XhQZvUk


Nenhum comentário: