18 de junho de 2012

A Arte Cerâmica de Carlos Runcie Tanaka



Carlos Runcie Tanaka, nasceu em Lima, no Peru, em 1958, de ascendência mista japonês e europeu, é um dos mais renomados artistas peruanos da sua geração, por suas esculturas e seus trabalhos em cerâmica. Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Após estudos de filosofia, se dedica à cerâmica, realizando estudos no Brasil, Japão e Itália.


Ele começou a estudar cerâmica no El Pingüin Workshop em Lima, em 1977. Em 1979, foi convidado pelo mestre japonês Tsukimura Masahiko, para ser seu aprendiz em Ogaya, Japão. Posteriormente, foi convidado como assistente de Shimaoka Tatsuzo, em Mashiko, Japão. Voltando ao Peru em 1980, foi consultor técnico para Tanaka Cerámica Izcuchaca Olaria. Em seguida, estudou em Florença, Itália, com uma concessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), para o curso avançado na arte da cerâmica no Instituto Estadual Sesto Fiorentino (Itália). Outra concessão, também emitida pela OEA, permitiu que a ele estudar o projeto dos ofícios no Brasil.


Ele expõe individualmente desde 1981, na América Latina, Estados Unidos, Japão e Itália. Participou do grupo de exposições no país e no estrangeiro, representando o Peru em uma série de Bienais de Arte Contemporânea, entre elas, em Havana, Veneza, Cuenca-Equador, Caracas-Venezuela e São Paulo. Seu trabalho se concentra na cerâmica, escultura e instalação. Suas instalações incorporam areia, pedras, água, vidro, luz, e outros elementos.

Paralelamente às suas exposições e ao seu trabalho de investigação, mantém desde 1978, uma oficina de cerâmica artística, que produz peças utilitárias e objetos de cerâmica grés funcionais, utilizando matérias-primas locais e forno a gás (1300 º C). Durante sua carreira ele recebeu vários prêmios, e graças a sua extensa experiência profissional, nos últimos anos foi professor convidado em universidades de prestígio nos EUA e no Japão.








As obras de Carlos Runcie Tanaka, fazem parte das grandes coleções mundiais, entre as mais representativas, do Museu de Arte Latino-Americana da OEA (Washington); do Programa de Arte do Banco Mundial em Washington, DC., USA; do Centro Cultural do BID, Washington DC., E.U.A.; Studio A Argila, Filadélfia; Northern Arizona University; Museus e Galerias de Arte, Flagstaff, Arizona, nos E.U.A.; Museu de Arte Contemporânea, Assunção-Paraguai; Museu de Arte Moderna, Cuenca- Equador; Museu de Arte Moderna, Castellanza, Milão-Itália; Museu de Historia e Arte Real, Bruxelas-Bélgica; Fundación Mendoza, Caracas-Venezuela.




Clique aqui e assista ao video sobre o trabalho do grande artista.


Site do artista: www.carlosruncietanaka.com

Nenhum comentário: