Carlos Runcie Tanaka, nasceu em Lima, no Peru, em 1958, de ascendência mista japonês e europeu, é um dos mais renomados artistas peruanos da sua geração, por suas esculturas e seus trabalhos em cerâmica. Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Após estudos de filosofia, se dedica à cerâmica, realizando estudos no Brasil, Japão e Itália.
Paralelamente às suas exposições e ao seu trabalho de investigação, mantém desde 1978, uma oficina de cerâmica artística, que produz peças utilitárias e objetos de cerâmica grés funcionais, utilizando matérias-primas locais e forno a gás (1300 º C). Durante sua carreira ele recebeu vários prêmios, e graças a sua extensa experiência profissional, nos últimos anos foi professor convidado em universidades de prestígio nos EUA e no Japão.
As obras de Carlos Runcie Tanaka, fazem parte das grandes coleções mundiais, entre as mais representativas, do Museu de Arte Latino-Americana da OEA (Washington); do Programa de Arte do Banco Mundial em Washington, DC., USA; do Centro Cultural do BID, Washington DC., E.U.A.; Studio A Argila, Filadélfia; Northern Arizona University; Museus e Galerias de Arte, Flagstaff, Arizona, nos E.U.A.; Museu de Arte Contemporânea, Assunção-Paraguai; Museu de Arte Moderna, Cuenca- Equador; Museu de Arte Moderna, Castellanza, Milão-Itália; Museu de Historia e Arte Real, Bruxelas-Bélgica; Fundación Mendoza, Caracas-Venezuela.
Site do artista: www.carlosruncietanaka.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário