George Edgar Ohr (1857-1918), foi um ceramista americano, nascido em Biloxi, Mississippi, famoso por suas peças arrojadas e inusitadas para a época, e que abriu novos caminhos na década de 1890, com formas modernas de barro. Ohr foi uma figura extravagante e inesquecível, assim como um oleiro bastante conhecido na América.
Apesar de pouco reconhecido durante a sua época, as cerâmicas produzidas pelo artista hoje são consideradas como das mais complexas e criativas, produzidas na América. Apesar de sua fama de excêntrico, Ohr era apaixonado por seu trabalho e confiante em seu talento. Estima-se que ele criou mais de 10.000 vasos conhecidos, durante seus anos de produção.
Uma característica notável das cerâmicas de Ohr, é que muitas de suas peças tem paredes finas, esmalte metálico e formas comprimidas, torcidas, dobradas ou amassadas, dando-lhes um visual muito interessante, que tornaram a sua marca registrada.
Suas obras eram feitas no torno, que George Ohr dominava, desde cedo, com maestria. Sua habilidade técnica pode ser conferida através de suas criações.

Sobre o artista e suas obras: (sites em inglês)
(reeditada)
Um comentário:
Que beleza de peças!!
Postar um comentário