19 de maio de 2014

A Arte Brasileira de Aldemir Martins

Flores - (sobre fôrma de pizza) - 1986


Aldemir Martins (1922—2006) - Nasceu em Ingazeiras, Ceará. Foi um artista plástico brasileiro, dos mais populares, de grande renome e fama no país e exterior, conhecido pelos seus trabalhos em gravura, desenho, pintura, cerâmica e escultura. Paralelamente à atividade de gravador e pintor, fez ilustrações para jornais e livros. No início dos anos 40 participou, junto com outros pintores, como Mário Barata, Antonio Bandeira e João Siqueira, da fundação da Sociedade Cearense de Artistas Plásticos – SCAP, e do Grupo Artys, responsáveis pela renovação do ambiente artístico cearense. Em 1985, a MWM lançou o livro: "Linha, Cor e Forma", registro da trajetória de sua obra e, em 1990, a Best Seller editou o volume "Desenhos de Roma", que reúne trabalhos realizados por Aldemir Martins quando esteve na capital italiana desfrutando o prêmio Viagem ao Exterior. Viveu em diversas cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e em Roma.

Pássaro - Acrílica s/papel machê, 2001

Destacam-se na carreira de Aldemir Martins participações como na Bienal de São Paulo, em 1951; na Bienal de São Paulo, em 1955, quando recebeu o "Prêmio de Desenho"; no IV Salão de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em 1955, quando recebeu a "Pequena Medalha de Ouro"; na 28ª Bienal de Veneza, em 1956, premiado na "Modalidade de Desenho", como o melhor desenhista internacional, que o consagrou definitivamente; no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1957 e em 1959, quando recebeu o prêmio de "Viagem ao Estrangeiro". Também foi premiado com o Jabuti – Capista em 1959, e ainda participou na Bienal de São Paulo, em 1975.

Rendeira, 1973 - Acrílica s/tela

A sua vasta obra, importantíssima para o panorama das artes plásticas no Brasil, pela qualidade técnica e por interpretar o "ser" brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do nordeste. Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e força à sua produção que a fazem inconfundível, retratando a simplicidade do cotidiano através da sua visão do mundo. As temáticas inspiradas no nordeste mostram a ligação que ele tinha com suas raízes e a fidelidade à sua cultura, proporcionando uma identificação com a população, ampliando o público consumidor de arte.

Cerâmica

Ao longo de sua carreira, Aldemir Martins participou de mais de 150 exposições coletivas e individuais no Brasil e no Exterior, revelando produção artística intensa, possuindo trabalhos no acervo de importantes Museus/colecionadores particulares.



Gato Azul III, 1987 - Acrílica s/tela

Foi um artista extremamente versátil. Em seus desenhos, gravuras e quadros, são retratados animais (com destaque para os gatos), frutas, paisagens, cangaceiros entre outras imagens marcantes que caracterizam o povo brasileiro. O pintor cearense Aldemir Martins encontrou nas formas e cores nacionais a fonte de inspiração para mostrar o Brasil ao mundo.


Detalhe de Painel em Cerâmica, 1992-1993 (Metrô Tatuapé - SP - Brasil)

Trabalhou com os mais diferentes tipos de superfície, de pequenas madeiras para caixas de charuto, papéis de carta, cartões, telas de linho, de juta e tecidos, criando estamparias, desenhos para azulejos e papel de parede, outdoors, cenários para teatro e para TV, (criou imagens de abertura para telenovelas, "Terras Sem Fim" e "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado), ilustrações para aparelho de jantar, imagens para jogos de mesa, pratos, copos, xícaras, bandejas, embalagens de sorvete, (que venderam mais de oito milhões de unidades), luminárias, capas de disco, livros e outros produtos, sem contudo perder o forte registro que faz reconhecer a sua obra ao primeiro contato do olhar. Como escultor, Aldemir trabalhou com cerâmica e acrílico, tendo desenhado também jóias confeccionadas em ouro e prata.

Escultura, 1999 - Hipopótamo
Técnica mista em cerâmica

Esculturas, 1982  
Figura nordestina, cangaceiro, 
mulher colhendo café










Aldemir Martins não foi apenas um pintor brasileiro, diz-se que Aldemir é o Pintor do Brasil. Seus temas inspirados em cenas cotidianas e na natureza brasileira estão perpetuados em suas criações. Seus traços, seus tons vibrantes, temáticas inconfundíveis e inspiradas no povo brasileiro, sobretudo o nordeste, definem a obra de um homem que amava a sua terra e a traduziu com amor e arte.



Aldemir Martins - Paisagem, 1973 - Óleo sobre tela


Saiba mais sobre a trajetória e obras do grande artista:

Wikipédia
Estúdio Aldemir Martins

Nenhum comentário: