6 de julho de 2008

A Parceria do Mosaico com a Cerâmica

Vista parcial do painel em mosaico de Di Cavalcanti na fachada do
Teatro Cultura Artística - Bela Vista - São Paulo - Brasil

UM POUCO DA HISTÓRIA

MOSAICO, é uma forma de arte decorativa, tendo-se utilizado vários tipos de materiais e aplicações ao longo dos tempos, valorizando peças de cerâmica, ferro e madeira. A palavra mosaico origina-se do termo "mosaicon" que significa "musa", algumas fontes traduzem como "paciência das musas".

Como a pintura, a escultura e a cerâmica, a técnica do mosaico está entre as primeiras manifestações do ser humano. As mais antigas referências datam de 2.500 a.C., criadas pelos sumérios, e os exemplos são peças feitas a partir de seixos rolados, lascas de pedras, cristais e conchas que revestiam paredes e pavimentos de prédios públicos e privados.

Os mosaicos deixaram a sua gloriosa marca na história durante o Império Bizantino, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o Império, os bizantinos faziam suas devoções e os mosaicos eram feitos principalmente em igrejas e templos adornando paredes e abóbadas. Essas obras relatavam em sua arte personagens e acontecimentos bíblicos. Cabia aos artistas a realização em suas obras instantaneamente identificáveis por todos os observadores. Foi durante esse período que os mosaicos passaram a ser executados também em vidro.

Os mosaicos atingiram principalmente a Itália, Egito, Macedônia (região que abrange a Grécia, Iugoslávia e a Bulgária), China e outros. O século XVI, época do Renascimento traz a utilização do mosaico em abundância, sendo a Basílica de São Pedro o trabalho mais reconhecido da época. As tradições foram quebradas com artistas como Gaudi, que construiu famosos mosaicos em Barcelona.

Os primeiros mosaicos de que se tem notícia no Brasil, datam de 1800 e foram criados pela Imperatriz Tereza Cristina, mulher de Dom Pedro II. Para a confecção de suas obras, a Imperatriz utilizou conchas, que recolhia nas praias do Rio, e cacos de louças do serviço da casa Imperial. Durante anos recobriu bancos, fontes e outras partes do Jardim das Princesas, como era chamado o jardim anexo do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu Nacional de Ciências Naturais.

O mosaico no Brasil foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Hoje, muito utilizado na construção civil, em decorações de piscinas, painéis, paredes, quadros e fachadas de prédios.
Veja Mosaicos do Brasil: http://mosaicosdobrasil.tripod.com/

CURIOSIDADES

O "Estandarte de Ur", é considerado o mais velho mosaico do mundo e foi construído na Mesopotâmia (atual Iraque). Feito com arenito, mármores e conchas, mostra uma cena de transporte com a presença de carros de combate e guerreiros em marcha. Trata-se de dois painéis retangulares. Suas duas faces foram trabalhadas, numa delas são narradas cenas de guerra, com o rei e seu escudeiro num carro que corre e espezinha seus inimigos, os vencedores conduzem os prisioneiros, os quais atados em pares, são apresentados ao rei. Na outra face mostra-se cenas da vida doméstica de um dos reis sumérios.

O maior mosaico do mundo está na cidade do México e tem 4000m². Essa fantástica obra foi contruída pelo arquiteto e pintor Juan O'Gorman. O imenso mural é na realidade o revestimento do edifício da Biblioteca Central da Cidade Universitária da UNAM - Universidade Nacional do México. Sua construção se deu de 1949 a 1951. O artista levou dez anos para concluir a obra. De acordo com o Guinnes Book, se estas pedras fossem empilhadas daria para fazer um caminho até a lua.
Já o maior mosaico a céu aberto do mundo encontra-se no Brasil: o calçamento à beira mar na avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O projeto é de Burle Marx e os desenhos imitam as ondas do mar.

O mosaico é arte antiga, mas que sempre se renova, sempre volta mais revitalizada, mais presente e mais contemporânea. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores. Por ser um trabalho artesanal, o mosaico utiliza-se de azulejos, tesselas de vidro e cerâmica, vidro entre outros materiais, e as peças criadas fazem sucesso nos mais diversos ambientes.

Saiba mais:

Nenhum comentário: