7 de junho de 2008

Terapia com as mãos na argila

A palavra cerâmica deriva do grego keramikós, que significa "vaso de argila". Apesar das inúmeras utilizações que a cerâmica tem em diversos ramos de atividade, o seu objetivo mais primordial, mais puro, é esse: ser usado em casa, como utilitário ou objetos de decoração.

Matéria-prima abundante, a argila transforma-se em arte quando dedilhada pelos ceramistas, que inserem em cada peça toda a sua percepção e delicadeza.

Além disso, fazer trabalhos em cerâmica pode ser também uma opção para aliviar o estresse. Explorar a capacidade de realização das mãos pode trazer mais benefícios que satisfação pessoal ou profissional. Segundo psiquiatras, terapeutas, neurologistas e artesãos, o poder de criação e realização das mãos tem papel fundamental na recuperação da auto-estima e do bem-estar e traz resultados positivos para o aumento da capacidade de concentração e de planejamento de quem as usa.

A manipulação do barro é um meio eficaz e prazeroso de expressar o pensamento. O movimento das mãos, dos dedos, pouco a pouco se submete aos impulsos íntimos e estes ao processo ideativo. O que a palavra não consegue exprimir, o movimento, a forma, o volume, o gesto trazem a linguagem viva do mundo interior. Amassar a argila, dar-lhe forma, são gestos primitivos que nos ajudam a eliminar as tensões, ansiedades e fadiga. Beneficia os sentidos físicos, a circulação, estimula nosso amadurecimento e equilíbrio interior.

Fonte: Internet

Nenhum comentário: