31 de maio de 2008

CUNHA-SP - A Cidade das Cerâmicas

Ateliê Suenaga & Jardineiro - Cunha-SP


A cerâmica é e sempre foi produzida por todos os povos primitivos, em todo o planeta. Com o decorrer do tempo e a invenção de novas técnicas, algumas características foram diferenciando diversos tipos de cerâmica, e as variações são inumeráveis.

A tradição da cerâmica no município de Cunha teve início com as antigas paneleiras e se intensificou – criando multiplas tendências - a partir da vinda de ceramistas japoneses e portugueses que construíram em 1975 o primeiro forno noborigama – técnica japonesa do século 17, própria para a cerâmica de alta temperatura e com fogo alimentado por lenha.

Cerâmicas de Suenaga & Jardineiro
A arte japonesa que consiste em queimar argila em alta temperatura em um forno a lenha é uma forte tradição da cidade, produzindo peças em cerâmica de alta resistência e de grande beleza. Além do forno de alta temperatura noborigama, vários ceramistas de Cunha produzem também em fornos a gás e raku.

Ao longo dos anos, mais ceramistas se instalaram na cidade e hoje Cunha se destaca como o pólo de cerâmica artística de alta temperatura mais desenvolvida do país, pois a qualidade do trabalho dos ceramistas é reconhecida no Brasil e no exterior.

Essa fama se deve também, à diversidade de técnicas e tendências dos ateliês, cada um com personalidade própria, oferecendo ao visitante uma visão extensa e profunda dessa arte.

Hoje, Cunha é um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América Latina, com 16 ateliês agrupados na Cunhacerâmica, Associação dos Ceramistas de Cunha. Os Ateliês de Cerâmica são a principal atração de turismo cultural de Cunha, recebendo inúmeros visitantes.

Embora distantes no tempo, essas histórias estão perto de São Paulo. Exatamente a 230 quilômetros!

Noborigama - forno de altíssima temperatura, dividido por câmaras que produz sobre as peças efeitos de grande beleza. O forno noborigama precisa ser construído em terrenos com declive, pois é formado de diversas câmaras interligadas, numa rampa em geral ladeada por escada. Em japonês, nobori significa rampa e gama, forno.


Saiba mais visitando os sites abaixo:

Um comentário:

gustavotullio disse...

Oi Ivete, gostaria do contato da Associação dos Ceramistas de Cunha, não consigo abrir o site deles.
Obrigado
Gustavo Tullio Fernandes