24 de maio de 2008

Breve histórico sobre o Raku



O Raku - técnica de queima cerâmica, surgiu, de acordo com a tradição, no século XVI, em Kioto–Japão, através das mãos do mestre ceramista Chojiro, ao realizar taças para a cerimônia do chá ("cha-no-yu"). Era um costume medieval japonês, para os grandes senhores feudais, oferecer a cerimônia do chá.

Aplicado inicialmente na decoração de peças utilizadas na cerimônia do chá, o Raku, com o trabalho dos sucessores de Chojiro, tais como Tokunyu (séc. XVII) e Keinyu (séc. XIX) atingiu perfeição inigualável.

Foi o ceramista inglês Bernard Leach o primeiro a introduzir esta técnica no Ocidente em 1920, mas deve-se ao ceramista americano Paul Soldner o fato de ela se ter tornado verdadeiramente popular. Paul Soldner introduziu a redução após as peças serem retiradas do forno e transformou a queima Raku num acontecimento.

O Raku difundiu-se no mundo Ocidental sofrendo pequenas alterações de criação artística moderna, sempre em busca de novidades e efeitos diferentes.

Trata-se de uma complexa alquimia onde intervêm os quatro elementos (terra, fogo, água e ar), da qual resultam peças únicas, sempre maravilhosas e que possuem características de cor e textura que as distinguem de todas as outras técnicas cerâmicas.

Em síntese a técnica consiste em, após a queima de "biscoito" - 1ª queima, aplicar vidrado, fazer uma 2ª queima onde o corpo cerâmico é retirado do fogo e quando o vidrado estiver incandescente, jogar a peça em um recipiente com materiais que possam ocasionar a redução (serradura, palha, papel, etc.) provocando assim uma atmosfera redutora (ausência de oxigénio) e alterando as cores dos vidrados e escurecendo o barro.

Após algum tempo em redução a peça é retirada e esfriada repentinamente em água. O processo da queima é rápido já que as peças são colocadas e retiradas com o forno quente.

O resultado final de uma peça de Raku tem sempre um lado imprevisível e, por isso, cada peça é única. O acompanhamento direto a todas as etapas encanta os envolvidos.

Ao termo Raku pode-se dar o significado de: alegria, prazer, satisfação, felicidade, satisfação, libertação ou tão simplesmente o gozo de trabalhar esta técnica de cerâmica.

Hoje em dia a técnica Raku serve de meio a muitos artistas em todo o mundo para se iniciarem na cerâmica, pois é uma abordagem simples e eficaz dos processos próprios desta arte.


Visite o site Museu de Raku em Kyoto













Uma peça do século XVI
feita em raku, usada para
beber chá.

Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raku

Nenhum comentário: